• Amanda Alves

Branding: Um elemento que muda a cara do seu negócio


Foto de Jens Mahnke - Pexels


Vem cá, você já ouviu falar sobre Branding?


Esse não é um nome estranho para quem trabalha com negócios ou marketing, até porque... ele é um dos mais importantes quando falamos sobre sucesso no mundo empresarial.


Porque sem branding, nenhuma empresa sobrevive ao fator tempo. Por favor, anote essa frase que eu trouxe.


Ao longo desses últimos anos eu visiteis muitas empresas que não trabalhavam o próprio branding e cara, parece que é incrível como as coisas se encaixam: elas tinham dificuldade em reter e fidelizar clientes. Por falta de branding.


Por isso eu trouxe esse tema para debatermos hoje. Vamos conferir o que é Branding e como aplicá-lo no seu negócio? Vem comigo!



O que é branding.


De forma resumida eu poderia te dizer que branding é a união de todos os os conceitos que envolvem a gestão de uma marca. Calma, eu vou te explicar direitinho!


Tudo aquilo que a sua marca comunica, mostra e se posiciona faz parte do seu branding. São todos aqueles elementos que fazem os clientes se identificarem, reconhecerem e desejarem ser parte da sua empresa (consumindo de você).


Quer um exemplo? A Coca-Coca é uma empresa que traz a "felicidade" e momentos de família em sua comunicação, dando uma ideia de união e harmonia. É possível reconhecer a silhueta de uma garrafa apenas olhando a sua sombra e, sem dúvidas, todo mundo sabe qual é o gosto de uma coca.


Tudo isso foi trabalhado pela empresa ao longo dos anos.


Outro bom exemplo é a Ferrari. Quando pensamos em sofisticação, carros rápidos e um toque italiano, com certeza a scuderia vem à mente. O trabalho foi tão bom que temos também produtos como roupas e perfumes. As pessoas desejam ser parte dessa marca e o ingresso é consumir da empresa.



Por que investir em branding?


A melhor pergunta aqui seria: por que não investir?


Branding não é nada mais nada menos do que um trabalho de marketing direcionado para fortalecer a imagem do negócio, e desse fortalecimento vem a captação de mais clientes, fidelização deles e, principalmente, um aumento de vendas ao longo do tempo (o famoso LTV do negócio).


Dito tudo isso, tenho certeza que você vai sair desse artigo já procurando a equipe de marketing para alinhar o branding do seu negócio. Mas calma, preste atenção no próximo tópico:



Cuidados ao montar o Branding da sua empresa.


Assim como qualquer ação e qualquer posicionamento, não podemos fazer um trabalho de qualquer jeito.


E nem podemos abraçar o mundo todo de uma vez.


Um bom trabalho de branding acaba por nichar o seu público, fazendo com que algumas pessoas se identifiquem mais do que outras e, por consequência, deixe uma parcela de fora do seu negócio.


E está tudo bem, ok?


As pessoas que ficam e se identificam são aquelas que vão realmente se tornar clientes do seu negócio e chamar mais pessoas que compartilham do mesmo pensamento. É, como chamamos no marketing, "levantar os muros". Criamos clientes fieis e que defendem a sua empresa, o cenário ideal para qualquer negócio.



Agora é mão na massa!


Você já tem uma ideia primária do que é branding e de como ele pode ajudar o seu negócio. O que eu posso te acrescentar é: reúna seu time de marketing, discutam o posicionamento de vocês e estruturem todo o ecossistema de vendas para fazer a engrenagem rodar ainda melhor.


Com um posicionamento bem feito o número de clientes que chegam fica ainda maior e com as abordagens certas é possível vender ainda mais. Prepare o sue negócio para isso!


E se precisar de ajuda com a sua operação comercial é só entrar em contato conosco. Eu, Lincon, e minha equipe aqui da LB Company estamos disponíveis para ajudar você e sua empresa a crescerem no mercado. Um abraço!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo