• Lincon Beraldo

Autorização de pagamentos por WhatsApp vai facilitar as vendas pelo aplicativo


Foto: Anete Lusina / Pexels


Nessa terça-feira, 30 de abril, o Banco Central (BC) autorizou a ferramenta que permite a realização de pagamentos por WhatsApp. Anunciada em junho, a funcionalidade foi suspensa poucos dias depois para que o BC pudesse avaliar os riscos à concorrência e à privacidade. Agora, com o sinal verde, o WhatsApp se prepara para lançar mais uma ferramenta que vai facilitar as suas vendas e impulsionar os seus negócios.


Vamos te explicar tudo o que se sabe sobre o WhatsApp Pagamentos.


Quais serão as formas de pagamento?


O recurso possibilitará pagamento por cartão das operadoras Visa e Mastercard. Inicialmente, o WhatsApp previa que as transações fossem protegidas pelo Facebook Pay, mas, de acordo com a apuração do Tencoblog, a autorização concedida pelo Banco Central não inclui essa vinculação.


Como vai funcionar o WhatsApp Pagamentos?


O WhatsApp ainda não explicou como está modificando a funcionalidade depois da avaliação do Banco Central. Segundo informações do Tecnoblog, o WhatsApp afirmou que está trabalhando nos preparativos para disponibilizar a ferramenta em breve no Brasil.


Como foram os testes em junho de 2019?


Quando o WhatsApp Pagamentos foi anunciado, alguns usuários puderam testá-lo. É provável que a ferramenta sofra algumas modificações, mas o seu funcionamento dá algumas dicas de todas as potencialidades do recurso para a vendas através aplicativo.


Os testes permitiram transações de cartão de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. Os usuários, que pretendiam realizar pagamentos via WhatsApp, tiveram que cadastrar o cartão de crédito no Facebook Pay. O Facebook Pay solicita a criação de uma senha de seis dígitos, mas também permite a utilização de outros recursos de segurança para autorizar as transações, como biometria e reconhecimento facial.


O pagamento era realizado dentro da conversa do WhatsApp pelo ícone do clipe de papel. Depois de clicar no clipe, o usuário escolhia a opção “Pagamento”, informava o valor, escolhia o cartão cadastrado no Facebook Pay. Para confirmar a transação, era só clicar em “Pagar” e informar o PIN ou o recurso de segurança escolhido.


Empresas que utilizam o WhatsApp Business, também testaram o WhatsApp Pagamentos. O processamento foi feito pela Cielo com uma taxa de 3,99%.


No menu do WhatsApp Business havia a opção Pagamentos. Ali, as empresas aceitaram os termos de uso do Facebook Pay, cadastraram uma conta Cielo e inseriram as informações bancárias para recebimento.


Resta saber, agora, como o WhatsApp vai adaptar as funções e o funcionamento do WhatsApp Pagamentos às exigências do BC.


Percebeu como o WhatsApp Pagamentos vai facilitar as vendas pelo aplicativo? Quer saber mais sobre como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

17 visualizações0 comentário