• Lincon Beraldo

Aumente suas Vendas com um Sistema CRM

Atualizado: 3 de jan.

O sucesso de qualquer empresa é baseado em vendas muito bem realizadas, independente se são produtos ou serviços.


Você com certeza quer que seu time comercial realize mais vendas, e com qualidade, certo?


Saiba que para isso, a diferença pode estar na utilização de um bom sistema CRM.


Então fica comigo e saiba como esta ferramenta incrível pode alavancar as suas vendas e proporcionar uma ótima eficiência para seu time comercial.





O que é um sistema CRM?


A sigla é um acrônimo das palavras em inglês para “customer relationship management”, e traduzido para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.


Em outras palavras, o sistema CRM é uma ferramenta essencial para que uma empresa consiga reunir todas as informações de seus clientes.


O conceito desta ferramenta envolve processos, estratégias, cultura organizacional e tecnologia, sendo que seu objetivo é facilitar a equipe de vendas.


E não pense que um sistema CRM só funciona para empresas de grande porte: pequenos e médios negócios que fazem uso desta ferramenta conseguem extrair bons resultados de seu uso.


A chamada transformação digital veio para colocar o consumidor no centro do negócio, e é justamente isso que o sistema CRM proporciona para qualquer empresa, visto que ele fornece uma gestão completa de todo o processo de vendas.


Como funciona na prática um sistema CRM?


Vamos pensar no dia a dia de uma empresa, em que o uso de uma ferramenta de gestão de relacionamento com cliente já é uma cultura organizacional.


Ao entrar em contato com um cliente, o sistema CRM software capta todas as informações interessantes sobre quem está do outro lado.


Estas informações podem ser variadas como: nome, telefone, endereço, e-mail, número de Whatsapp, ações que a pessoa realizou dentro do seu site, compras que ela já realizou no passado, e assim por diante.


Trata-se de um verdadeiro mapeamento do comportamento do seu cliente gerando dados que podem servir de insumo para estratégias futuras e melhorias de produto.


Além disso, também são reunidos e exibidos todos os tipos de interações e estratégias que você já aplicou — tenham elas dado certo ou não.


Ou seja, é a forma mais eficaz de colher, mapear e cruzar todos os dados dos clientes.



Aumente suas Vendas com um Sistema CRM


Agora que você viu o que é um sistema CRM e seu funcionamento na prática, vamos analisar como ele alavancar as vendas de sua empresa.




1 - Aumento na Produtividade do Time de Vendas


De acordo com alguns estudos realizados, quando um sistema de CRM é bem utilizado, ele pode aumentar em 29% as vendas e em 34% a produtividade das equipes comerciais.


Esta ferramenta tem todos os recursos para capacitar as vendas, automatizar processos, fornecer relatórios detalhados, integração com outras ferramentas, e assim por diante.


Tudo isso permite que o time de vendas (e pré-vendas!) formem relacionamentos mais sólidos e imediatos com os prospects.



2 - Maiores Taxas de Conversões


Segundo uma pesquisa feita pela Cloudswave, o aumento da taxa de conversão que as empresas experimentam quando utilizam um sistema de CRM é em torno de 300%.


Como esta ferramenta automatiza muitos processos e dá mais tempo aos vendedores, eles podem se dedicar a fechar mais negócios durante seus dias de trabalho.


É o que seu negócio precisa para que mais tempo seja investido na formação e nutrição de relacionamentos com os clientes.


Assim como fortalece e apoia a jornada de compra, entregando tudo o que o cliente precisa para seguir adiante nas etapas do pipeline.



3 - Melhora a Organização dos Vendedores


Mais uma vez usando outro estudo, desta vez feito pela Nucleus Research, 65% dos vendedores externos conseguem atingir suas metas de vendas ao usarem um CRM em aplicativos de celular.


Esse se torna mais evidente quando confrontado com os vendedores field sales que ainda gerenciam suas oportunidades em planilhas.


Destes, apenas 22% conseguiram alcançar os números propostos ao final do mês.


Por isso, se você possui vendedores que fazem visitas aos clientes, é importante deixá-lo munido de um CRM, e que possam acessar de seus dispositivos móveis.


Visualizar o funil de vendas, as atividades e o cadastro de clientes é fundamental para agilizar as tarefas do dia a dia, fazendo com que seu time comercial esteja sempre batendo as metas.



Agora que você sabe como um sistema CRM pode alavancar as vendas em sua empresa, você deve estar se perguntando: como eu consigo criar uma cultura organizacional voltada para a utilização desta ferramenta?


Foi pensando nisso que desenvolvi a consultoria 50 em 5, em que ajudo empresas de todo o Brasil a reestruturarem todo seu processo comercial.


E nela, eu ensino você e todo seu time de vendas como utilizar um sistema CRM e aproveitar ao máximo suas funcionalidades.


Quer saber mais? Então conheça o 50 em 5 aqui!


78 visualizações0 comentário