• Lincon Beraldo

A história do WhatsApp: conheça como surgiu a ideia para o aplicativo


Foto: Pixabay / Pexels


O WhatsApp é uma ótima ferramenta para impulsionar as suas vendas e negócios, mas você conhece a história do aplicativo?


O WhatsApp foi fundado por dois amigos, Jan Koum e Brian Acton, que trabalharam quase 20 anos em outra grande empresa de tecnologia, o Yahoo. A ideia surgiu após Koum comprar um Iphone e perceber que a App Store, loja virtual de aplicativos, tinha o potencial de modificar o mercado digital e criar uma indústria de aplicativos.


Whatsapp: a grande ideia de Jan Koum


Jan Koum é ucraniano e se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos. Em entrevista para a Forbes, Alex Fishman, amigo de Koum, revelou que as primeiras ideias para o aplicativo surgiram em uma reunião da comunidade russa em sua casa. Fishman costumava reunir cerca de 40 pessoas semanalmente para uma noite de pizza.


Enquanto rascunhava algumas ideias com Fishman, Koum disse que seria interessante ter um ícone ao lado dos nomes da lista de contatos informado o status daquele usuário. O status revelaria se a pessoa estava ocupada em uma ligação, por exemplo.


O WhatsApp só se tornou um aplicativo de troca de mensagens depois. Inicialmente funcionava como um aplicativo que mostrava o seu status para a sua lista de contatos. O nome WhatsApp vem da gíria em inglês "what 's up?”, que seria o novo “e aí?”.


O WhatsApp surgiu como um aplicativo para informar o status dos usuários


Conforme apurado pela Forbes, foi a utilização dos primeiros usuários que mostraram aos fundadores a possibilidade de transformar o WhatsApp em um mensageiro.


A virada ocorreu em junho de 2009, quando a Apple lançou o recurso de notificação para o Iphone. Koum modificou o código do WhatsApp para permitir que os usuários notificassem os seus contatos cada vez que mudassem o seu status.


Os usuários do WhatsApp passaram a enviar notificações para seus amigos dizendo coisas como “estou à caminho”, declarou Fishman à Forbes.


O WhatsApp tornou-se um mensageiro instantâneo


Koum visitou o seu amigo de Yahoo, Brain Acton, e, segundo a Forbes, Acton percebeu que tinham em suas mãos um aplicativo que ampliava a experiência de um serviço popular: o SMS. Até aquele momento, o único serviço de mensagens gratuito era o Blackberry Messenger, que só funcionava em aparelhos Blackberry.


O WhatsApp foi lançado em 2009, e somente cinco anos depois, em 2014, foi vendido por 19 bilhões de dólares para o Facebook. Uma curiosidade é que após saírem da Yahoo, em 2007, Acton e Koum procuraram emprego no Facebook, os dois foram rejeitados.


WhatsApp: mensageiro e ferramenta para vendas


Atualmente, segundo informações do próprio WhatsApp, o aplicativo é utilizado por mais de dois bilhões de pessoas e em 180 países diferentes. Além do envio de mensagens de texto e áudio, os usuários podem enviar arquivos de foto, vídeo, documentos e fazer chamadas de áudio e vídeo. O WhatsApp também é uma ótima ferramenta de vendas, pois permite que empresários e equipes tenham contato direto com seus clientes.


O WhatsApp Business: versão profissional do mensageiro que pode alavancar as suas vendas


Em 2017, o Facebook lançou o WhatsApp Business, segundo informações do Olhar Digital. Essa versão permite que empresários tenham uma conta profissional no WhatsApp, e possam utilizá-la para impulsionar os seus negócios.

Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo