• Lincon Beraldo

Como reter clientes: 7 dicas infalíveis

Se você sabe reter clientes, há pouca coisa que te impede de não ter um negócio que dê muitos lucros.


Afinal, quanto mais você vende para o mesmo cliente, mais dinheiro está ganhando, e menores valores está investindo para isso. Ou seja, é a fórmula perfeita para otimizar as suas vendas.


No blog de hoje, você aprende 7 dicas práticas que funcionam em qualquer segmento e que vão fazer com que as suas taxas de retenção de clientes se multipliquem.


Mantenha o seu site e canais de atendimento impecáveis e funcionais


Segundo pesquisa da Microsoft Global State of Multichannel Customer Service Report, 62% dos consumidores deixam de fazer negócios com uma empresa por conta de uma experiência ruim durante o atendimento.


Por isso, é fundamental oferecer canais de atendimento que funcionam perfeitamente.

Vamos a um exemplo prático, aplicado em uma loja virtual de produtos de beleza. Neste caso, o cliente deseja comprar um pincel para aplicação de maquiagem, mas no site não encontra as medidas do produto ou demais informações sobre ele.


Automaticamente esse cliente irá desistir da compra, não adianta o pincel ter o melhor preço, ou a melhor qualidade, se não estiver escrito isso no site, o cliente não irá confiar na sua loja.


Logo, faça manutenções constantes no seu site e canais de atendimento. Confira com frequência se todos os botões, links, informações e outros detalhes da sua página estão funcionando perfeitamente.


Entenda as necessidades do seu público


A sua missão é solucionar as dores do seu cliente. Se você não sabe oferecer isso, não vai reter nenhum deles.


Portanto, separe parte do seu tempo e investimento para estudar o público. É muito importante que você saiba quais são os problemas que o seu produto pode resolver e como você vai modificar e melhorar a vida daquelas pessoas.


Não importa se você vende redes de pesca ou bolsas de grife, se você souber como aquele produto é importante para sanar uma necessidade do público, vai vender a rodo!


Logo, faça pesquisas de público com frequência. Converse com os seus clientes, peça feedbacks e estabeleça conexões estáveis com os compradores.


Seja transparente com a clientela


Nesta mesma linha de raciocínio referente ao atendimento, é fundamental que você (como gerente, dono, representante ou vendedor) seja transparente com o público.


Erros acontecem. Uma empresa em construção está em constante aprendizado. Logo, quando você ou um de seus colegas cometem um erro, a melhor estratégia é admitir, emitir desculpas oficiais e solucioná-lo com precisão.


A transparência cria vínculos reais com o público e mostram que o seu negócio é confiável. Isso contribui muito para a reter os clientes, uma vez que eles irão compreender o processo de crescimento da sua marca e de identificar com ela.


Resolva os problemas dos clientes rapidamente


Uma pesquisa da Biz Report mostra que o consumidor interage com um serviço de atendimento em média 65 vezes por ano.


Imagine se, dessas 65 vezes, os clientes não obterem os resultados esperados? Serão muitas empresas que vão deixar de reter clientes por conta de erros no atendimento.


Logo, a melhor estratégia de retenção, nesse caso, é solucionar os problemas do público de forma rápida e eficaz.


No ramo dos negócios digitais, velocidade não é diferencial, é obrigatório para qualquer empresa.


Afinal, estamos falando da internet, um espaço em que não se espera nada menos do que agilidade e conexões instantâneas.


Por isso, deixar um cliente sem resposta ou um problema para resolver depois, só vai fazer com que a sua marca seja conhecida como uma empresa lenta, que não cumpre com o esperado e não retém clientes.


Automatize os processos de atendimento


Eficiência é tudo! Mas como fazer isso se há tantas burocracias e tarefas para serem cumpridas?


Só há uma maneira de atingir a eficiência, otimizando os processos por meio da tecnologia.

Foi-se o tempo onde contratar mais pessoas era a resposta para todos os problemas de uma empresa.


Hoje, gestores qualificados sabem usar a tecnologia ao seu favor e implementar softwares, programas e aplicativos na sua equipe.


Então, para reter um cliente, você precisa trabalhar harmoniosamente com a tecnologia.

Isso não significa que a sua empresa precisa de salas enormes com computadores imensos e super difíceis de mexer.


Quando falamos do uso da tecnologia para a retenção de clientes, a realidade é muito mais simples. Uma dica fácil, porém muito lucrativa, é usar de mensagens automáticas no seu WhatsApp.


Isso supre a necessidade de um atendimento rápido e, ainda, otimiza o seu tempo.


Supere expectativas


Não há nada mais satisfatório do que ser surpreendido positivamente. Você gosta, o seu cliente ama.


Vamos trabalhar novamente com o exemplo de uma loja online de maquiagens: o cliente adquire um kit com 3 produtos do seu site. Ele espera que em 15 dias chegue uma caixinha em sua casa com esses produtos.


Se a maquiagem chegar intacta e ter qualidade, isso vai suprir com as expectativas do seu cliente. Mas, muitas vezes, isso não é suficiente para que ele queira fazer uma nova compra de você.


Mas se você superar essas expectativas, com certeza irá reter esse cliente.


Para isso é muito fácil, basta você enviar um mimo, ter uma embalagem bonita e cheirosa ou mandar um cartão de agradecimento. São ações simples que você pode colocar em prática em poucos minutos e que renderão ótimos lucros retendo os clientes.


Valorize o seu cliente


Uma pessoa que se sente valorizada volta para você. Isso serve para a vida pessoal e também para os negócios.


Uma vez que você mostra reconhecimento, desejo em tê-la por perto, enaltece e elogia uma pessoa, isso vai mexer com o ego dala. O que é uma reação automática do ser humano.


Logo, para reter clientes você precisa agradá-los, mostrar que se importa e que ele é muito importante para você.


Aplique essas dicas no seu atendimento e faça da experiência do seu cliente uma situação única e que ele não encontra na concorrência.

39 visualizações0 comentário