• Amanda Alves

7 dicas para perder a timidez e vender mais!


Foto de MIXU - Pexels


É inegável que os tímidos e introspectivos possuem uma certa dificuldade na hora de se relacionar e conversar com outras pessoas - e nós sabemos que conversar é essencial para fechar uma venda!

Então, partindo dessa ideia, nós poderíamos dizer que pessoas assim jamais poderiam ser vendedoras? A resposta é… longe disso! Tímidos e introspectivos podem sim se tornarem ótimos vendedores. Inclusive, dos melhores, pois eles têm a capacidade de escuta muito apurada.

Então, para esse pessoal eu tenho uma dica: é possível se aprimorar, desenvolver habilidades de conversar e abafar um pouco essa timidez, se tornando assim um bom vendedor.

Bora ver como colocar tudo isso na prática? No post de hoje eu decidi trazer 10 dicas para perder a timidez e se tornar um vendedor eficiente e que bate metas.

Mas antes, deixe eu te dizer… vender é um processo!

E como todo processo eu vou precisar que você não apenas consuma esse conteúdo, mas que anote, reflita, coloque em prática e faça valer o tempo que está destinando nessa leitura. Posso contar com esse seu compromisso? Dito isso, vamos agora para a minha primeira dica sobre como perder a timidez e vender ainda mais:

#1 Acredite e confie na solução que você quer vender

A primeira dica de como perder a timidez para vender é acreditar e confiar no produto ou serviço que você quer vender. Simples assim

Muitas vezes, a timidez durante a venda é causada pela sensação de estar “enganando” o cliente ao tentar fazer com que ele adquira um produto que não vai solucionar os problemas dele.

Essa sensação é conhecida como “síndrome do impostor” e é muito comum às vezes bater a dúvida quanto a qualidade daquilo que você está oferecendo. No entanto, quando o vendedor conhece, acredita e confia na sua solução, fica mais fácil transmitir segurança para o cliente e para si mesmo.

Outra coisa que ajuda a perder a timidez na hora de vender é ter consciência que seu produto ou serviço não é para todos. Esse é o chamado “take-away” onde selecionamos e abordamos apenas aquelas pessoas que poderiam ser potenciais clientes.

Você economiza tempo, energia e aumenta as próprias conversões. Por isso eu digo e reafirmo: saiba qual é o público ideal para o seu produto.

Acreditar e destinar a solução é sempre o primeiro passo.

#2 Descubra seus pontos fortes e se apoie neles

Outra dica essencial de como perder a vergonha de vender é identificar quais são os seus pontos fortes como vendedor e investir neles.

Se você, por exemplo, possui um bom senso de humor, utilize isso ao seu favor durante as vendas para “quebrar o gelo” e ganhar a simpatia do cliente. O objetivo é deixar de focar tanto nas suas limitações e se apoiar mais nas suas maiores qualidades a fim de desenvolver e tê-las como fortes aliadas na hora da prospecção.

Ao fazer isso, a tendência é que você se sinta mais confiante durante as vendas, ganhe a simpatia do cliente e com isso o papo flui naturalmente.

#3 Evite se comparar com seus colegas

Uma coisa é estar atento às qualidades dos outros vendedores e se inspirar neles para se tornar um profissional melhor.

Outra coisa é ficar sempre se comparando às pessoas que te rodeiam e achar que você nunca será tão bom quanto elas. Portanto, nesta dica de como perder a timidez para vender, evite se comparar demais aos seus colegas, não desenvolva a síndrome do impostor que falamos anteriormente.

E fica aqui a regra de ouro:

A única pessoa que você deve se comparar para saber se está evoluindo ou não é VOCÊ MESMO, foque em melhorar hoje o que você era como vendedor ontem.

É essa visão que vai te fazer decolar sem ter uma “âncora” puxando para baixo.

#4 Identifique seus gatilhos

Não há como perder a timidez para vender se você não tiver consciência sobre o que, entre muitas aspas, “ativa” a sua timidez. Tendo isso em vista, busque identificar as situações que costumam te deixar mais com vergonha durante uma venda, aquelas que paralisam mesmo.

Por exemplo, se você começa a ter essa sensação quando o cliente fica em silêncio, seria interessante se perguntar:

  • Como posso continuar a conversa sem parecer que estou desesperado?

  • Será que esse silêncio é por que o cliente está pensando, ou não enxergou valor na minha oferta?

  • Em que momento eu devo falar alguma coisa, ou fazer alguma pergunta?

Dessa forma, será possível trabalhar melhor cada um desses gatilhos e ter maior controle sobre eles.

#5 Prepare sua argumentação antes de encontrar com o cliente

Para perder a vergonha durante a venda, é extremamente importante que você esteja com o seu discurso na ponta da língua e sempre com uma boa resposta para as possíveis objeções que o cliente apresentar sobre o seu produto.

Quando você tem um discurso bem preparado, a tendência é que fique menos tímido e mais confiante sobre o que tem a dizer.

Mesmo que o cliente levante uma pergunta ou uma objeção ao qual você não tem uma resposta imediata, você saberá contornar a situação com maestria.

Ao tentar fazer tudo no improviso, a timidez tende a aumentar, devido ao receio de falar alguma bobeira ou de passar informações erradas.

Por isso, antes de encontrar com o cliente, prepare bem o seu discurso de vendas.

#6 Opte por uma abordagem mais simples

Seja simples e direto, sempre que possível. Clientes não gostam de sentir que estão sedo enrolados ou perdendo tempo.

Muitas vezes eles confundem a sua timidez com uma enrolação, por exemplo.

Se você tem problemas com timidez nas vendas, procure adotar uma abordagem que vá mais direto ao ponto.

Com clareza e objetividade, esse é o caminho mais seguro para conduzir uma reunião na qual você estará apresentando sua solução para o cliente.

#7 Converse com o seu espelho

Pode até parecer besteira, mas uma das formas mais eficazes de como perder a vergonha de vender é conversando consigo mesmo, de frente para o espelho.

Ao fazer isso, você terá mais consciência sobre si mesmo, sobre seus gestos, sua entonação, sua postura, seu semblante etc.

Assim, quando estiver frente a frente com o cliente, estará mais seguro e confiante.

Bem, se você é um vendedor iniciante ou está com problemas de timidez, acredito que estas 7 dicas vão te ajudar bastante nos próximos dias.

Mas só ler este artigo não vai adiantar muita coisa: você tem que ir pra cima, encarar os desafios e não deixar se abater caso você venha a falhar.

Não deixe de me acompanhar aqui para você se tornar um vendedor melhor todos os dias e #boravender


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo