• Amanda Alves

5 dicas para trabalhar bem o su networking


Foto de Pixabay - Pexels



NETWORKING


Traduzindo do nosso querido inglês, networking significa rede, laços, ligações… traduzindo para o mundo dos negócios e das vendas, networking significa tudo.


Porque acredite, sem um bom networking nem eu, nem você, nem mesmo o Bill Gates seria quem ele é. Sem networking não somos nada nessa selva em que trabalhamos.


Networking é a arte de ter uma rede de contatos bem geridas, saber nutrir cada um desses contatos e, na hora em que precisar, tê-los à disposição para resolver um problema ou abrir uma nova oportunidade.


Além disso, estar presente também para quando um integrante da sua rede de contatos necessitar da sua ajuda. É como se fosse o mutualismo da biologia, entende? Você me ajuda e eu te ajudo, assim crescemos juntos.


Então sem mais delongas, agora que você sabe o que é networking, vou te apresentar 5 maneiras de manter a sua rede de contatos (aka networking) bem nutrida e fortalecida. Vamos comigo?



1.Participe dos eventos do seu mercado


Os eventos do mercado são aqueles que reúnem as pessoas mais importantes e influentes da área, e convenhamos, você quer ser uma delas. Estar presente é uma ótima forma de aprender mais, trocar experiências, ser visto e, principalmente, conseguir ali uma boa oportunidade para o futuro.


Esteja nos eventos, interaja, mostre que você tem sim o seu valor.



2.Quando tiver a oportunidade, converse, pergunte, participe ativamente das conversas


Em toda rede de networking é importante que ambos os lados tenham valor para oferecer. Então pense comigo: se você não fala, não demonstra ter conhecimento, só balança a cabeça e fica com as ideias presas na cabeça, como as pessoas vão saber que você pode ajudar?


É por isso que ter um papel ativo se mostra tão importante. Faça questionamentos, levante ideias, dê o seu ponto de vista também. O seu valor vai lá para as alturas!



3.Não fale só de negócios


Uma das coisas mais chatas de uma rede de contatos é aquela pessoa que só quer falar de negócios. Tudo bem, esse é o ponto principal, porém, não precisa ser tudo e toda hora.


Você tem que ter o que chamamos de “small talk”: habilidade de conversar outros assuntos, que sejam interessantes, ou que sejam besteira mesmo. Assim a sua conexão com o próximo aumenta e isso pesa muito na hora em que a conversa for direcionada para business - porque uma hora ela será.



4.Mantenha seu perfil nas Redes Sociais atualizado


Tem muita gente que só vai te conhecer - ou passar a acreditar - quando te vir nas redes sociais. Por isso, tenha um perfil bem montado, ok?


Esteja presente, mostre conhecimento, faça como se fosse uma conversa mesmo, só que dessa vez aberta ao público. Estar nas redes de forma atualizada é mostrar que você tem presença e muito valor a oferecer.


5.Comente e compartilhe posts dos seus contatos


Sem babar ovo de ninguém, ok? Comentar e compartilhar é mostrar que você está ali, admirando, enxergando valor naquela pessoa.


Esse é aquele famoso quem não é visto, não é lembrado. Interaja, seja lembrado e as pessoas vão lembrar de você quando precisarem (e no mundo dos negócios estamos sempre precisando).




Agora a bola está do seu lado da quadra. Coloque cada uma dessas dicas em prática, trabalhe bem o seu networking e faça valer a pena todo o investimento na sua imagem. O crescimento do negócio depende também de como as pessoas enxergam o líder -e você pode ser bem visto através de um bom networking.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo