Fidelização do cliente: 4 dicas para conquistar DE VERDADE os seus clientes

Você sabe a luta que é para conquistar um cliente. Por isso, entende que a estratégia mais inteligente de uma empresa é investir na fidelização desse consumidor para manter as vendas em dia.


As Dicas do Beraldo de hoje, são para você que deseja otimizar o processo de fidelização dos seus clientes assertivamente. De forma inteligente e dinâmica, você pode aplicar estratégias que vão melhorar as suas vendas e, consequentemente, os seus resultados.


Como conquistar a lealdade do cliente


Para te provar que, multiplicar as taxas de retenção de clientes é o caminho mais lucrativo para a sua empresa, dados da consultoria de administração Bain & Company, mostram que: aumentar 5% da taxa de retenção faz com que seus lucros cresçam de 25% a 95%.


Esses dados representam a importância de ter uma estratégia bem estruturada para que os clientes gostem de comprar com você, sintam-se satisfeitos com o seu produto ou serviço e, ainda, que demonstrem prazer ao se dizerem clientes da sua marca.


Para ilustrar melhor uma estratégia de fidelização do cliente, vamos trabalhar com um dos cases mais assertivos do mercado: a comunicação do Nubank.


Cases inteligentes


Quantas pessoas já te indicaram esse banco digital?


Aposto que se você tem contato com jovens adultos (público-alvo dessa startup), tem várias histórias para contar sobre como as pessoas adoram ser clientes do banco.


O Nubank é uma startup classificada como fintech, termo que veio da junção entre “financial” e “technology”. Essas são empresas que trabalham para inovar e otimizar serviços ligados ao sistema financeiro.


O banco anunciou, em julho passado, que já teria atingido 10 milhões de clientes brasileiros. Este número engloba pessoas que possuem contas digitais e de cartão de crédito.


A comunicação eficiente do Nubank foi construída 100% para o público digital e desenvolvida para a fidelização do cliente. E funciona muito bem!


Você pode estar pensando: “Cara, eu sou representante de uma loja de tênis, o que a estratégia de um banco digital tem em comum com o meu negócio?”


Meu amigo, quando o assunto é a fidelização do cliente, a gente precisa estudar diversos ramos para estruturar um processo com resultados reais.


Afinal, o objetivo de qualquer empresa é manter os clientes satisfeitos e as compras sendo feitas com frequência.


O melhor marketing ainda é o boca a boca, então, quando você conquista a confiança de um cliente e ele indica a sua empresa para os amigos, esta foi uma jogada genial da sua parte.


No caso do Nubank, eles trabalham muito com ações particulares, voltadas para pessoas específicas. Isso causa impacto de exclusividade e mostra para todos os clientes que a empresa está em constante acompanhamento das necessidades individuais dos consumidores.


Um dos exemplos mais impactante dessa estratégia é o caso em que uma cliente do Nubank ligou contando que seu cachorro mordeu e danificou seu cartão, o característico cartão roxo da marca.


O pessoal do banco digital não só mandou um novo cartão para ela, como também enviou um brinquedo para o cachorro, também na cor roxa.


Tenho certeza que essa cliente não fechou a sua conta, muito pelo contrário, ela passou a indicar e acreditar ainda mais na empresa.


Percebe como isso pode ser aplicado também na sua marca?


Agora que você já se inspirou em um case de sucesso, pode usar as dicas abaixo para aplicar boas práticas de fidelização de clientes conforme as necessidades da sua empresa e do seu público.


Primeira dica

Quando um cliente se depara com muitos processos chatos e difíceis, ele perde a vontade de finalizar a compra. E, mais ainda, de voltar a comprar.


Nisso, você está perdendo uma porcentagem significativa da taxa de retenção que tanto deseja manter em alta.


Então, tenha em mente que: quanto menos burocracias, mais vendas. Desburocratize os seus processos e tenha maior retenção de clientes!


Segunda dica

Invista em benefícios a longo prazo. Quando um cliente sabe que, comprando com frequência de você, ele vai ter mais benefícios do que comprando da concorrência, a escolha fica bem óbvia.


Logo, uma ótima técnica é oferecer descontos progressivos, cartão fidelidade, entre outras promoções atrativas.


Terceira Dica


Tenha um Customer Success eficiente. O CS, como é chamado normalmente, é voltado para a prevenção de problemas que os clientes possam ter.


Ele oferece soluções, monitora a jornada do cliente, está sempre em contato com o público e investe na melhoria constante da experiência do cliente.


Quarta dica


Invista na personalidade da sua marca.


Tire do papel o que você quer ser e passe a construir a postura da sua empresa nas redes sociais.


Tenha um marketing que mostre ao público quais são as ideias que você acredita. Assim, os clientes terão visão clara do que você defende e do que a sua marca quer deixar de legado.

Essas são dicas que você pode aplicar em qualquer tipo de empresa, principalmente as digitais, para aumentar muito a fidelização dos clientes.

20 visualizações0 comentário