• Lincon Beraldo

É possível criar catálogos dentro do whatsapp

Sabe quando você está passando por uma loja e vê aquela vitrine linda, iluminada, cheia de produtos bonitos e organizados? E ainda com os preços bem amostra? Então, essa é uma estratégia perfeita para chamar atenção dos consumidores. Agora, você pode criar catálogos no WhatsApp parecidos com as vitrines. 


A nova função do Whats Business possibilita que você insira preço, detalhe, descrição, link e código dos produtos.


Veja agora o passo a passo de como fazer tudo isso e quais são as melhore estratégias para inserir cada um desses tópicos e enviar para o seus clientes. 


Política de Vendas 


Como tudo na vida, no WhatsApp também existem regras para exposição e vendas de produtos. 


Neste app de mensagem, é proibida a venda de animais, drogas, armas e objetos ilícitos.

A comercialização desses produtos é passível de multa e pode prejudicar muito a sua reputação. 


Segundo as normas do WhatsApp, ao fazer comércio pelo app “Você cumprirá todas as leis americanas ou não de controle de exportação ou sanções comerciais ("Leis de Exportação")”.


Mercado a ser explorado


Em média 42 bilhões de mensagens são trocadas por dia no WhatsApp.


Outro número chocante é o de grupos nesta plataforma, já ultrapassamos a marca de 1 bilhão de grupos. Esses são dados retirados do portal do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


Ou seja, a quantidade de pessoas que você pode atingir nesse meio é imensa. 


Mas, para isso, é preciso conseguir os contatos das pessoas. Você pode conferir estratégias para isso aqui mesmo no meu blog, leia “Como conseguir contatos para lista do WhatsApp”. 


Segundos pesquisas também veiculadas no portal do Sebrae, uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. 


Assim, em meio a todas essas vezes que a pessoa abre uma mensagem, pode haver a identificação com o seu produto. Essa brecha é imperdível!


Agora, vamos aprender a fazer um catálogo no WhatsApp 


Criação de catálogo no WhatsApp na prática


O primeiro passo para a criação dessa vitrine virtual é a instalação do app WhatsApp Business, você encontra um passo a passo sobre o funcionamento dele aqui.


O segundo tópico é abrir o aplicativo e acessar as configurações. Em seguida, você deve tocar em “Configurações da empresa”.


Depois disso, clique em “Catálogo” e pressiona "Adicionar produto ou serviço". Após essa etapa, você precisa inserir fotos e as demais informações do seu produto e apertar “Salvar”.

Para finalizar, volte à tela inicial do catálogo, toque em "+" e repita o procedimento para cadastrar outros itens.


Dicas de venda 


Agora que você sabe como criar um catálogo do WhatsApp, precisa aprender a aperfeiçoá-lo, pois tão importante quanto a criação é a aplicação correta dessa função. 


Lembre-se, os clientes estão no WhatsApp para conversar com pessoas próximas, logo, a sua linguagem deve ser coloquial. No entanto, tome muito cuidado com os erros de português! 


Um dos fatores super importantes para conquistar clientes por meio do catálogo do whats é a inserção de imagens atrativas. 


Invista em fotos de produtos em alta resolução, com cores e formatos bonitos. Isso mostra que os seus produtos são de qualidade e que a sua marca é confiável. 


Na parte da descrição dos ítens, faça copys inteligentes, com frases convincentes, que mostrem todas as qualidades dos produtos e como esses podem sanar as dores do consumidor. 


Pronto, agora você tem tudo o que precisa para fazer catálogos no WhatsApp de primeira e multiplicar as suas vendas! 


Para receber mais conteúdos como esse, fique de olho aqui no site, sempre tem muita coisa boa chegando por aqui!


Bora vender!


29 visualizações0 comentário